JUSTIFICATIVA
O ato instintivo do fumante de descartar a bituca de cigarro por onde passa é um problema sério para o meio ambiente. Parece insignificante, mas a bituca de cigarro é o lixo mais comum no planeta.
Segundo dados da ACTBR (Aliança de Controle ao Tabagismo no Brasil) são descartadas por dia aproximadamente 5 mil toneladas de bitucas de cigarro, no mundo.
Na experiência conduzida pelos professores Aristides Almeida Rocha e Mário Albanese nos laboratórios da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, 20 pontas de cigarro foram colocadas em um recipiente com
Na experiência com as 20 guimbas dissolvidas em
No Brasil, o descarte de bitucas nas ruas aumentou consideravelmente com a entrada em vigor da lei anti-fumo. Com a proibição de fumar em ambientes fechados, as ruas se encheram de bitucas de cigarros, que são levadas pelas chuvas aos rios e mananciais.
O presente projeto, além do benefício ambiental, ajuda na educação e conscientização da população a não jogar qualquer tipo de lixo nas ruas, começando pelos fumantes.
Com a implantação de lixeiras próprias para os filtros de cigarro, afixação de adesivos e outras medidas que poderiam ser posta em prática, como por exemplo, uma campanha nos semáforos de nossa cidade, orientado os motoristas fumantes a não lançarem bitucas no chão e distribuindo bituqueiras portáteis, os fumantes são convocados a mudarem seus hábitos.
S/S., 14 de abril de 2011.
FRANCISCO MOKO YABIKU
Vereador.